25 Abr 2023

Dicas para decorar uma varanda pequena

Aprenda a tirar o máximo partido da sua varanda e transforme-a no seu lugar de sol!

Se durante meses pensou “a varanda da vizinha é mais bonita do que a minha”, este artigo é para si! Porque o sol, quando nasce, é para todos os espaços exteriores e a sua varanda não é exceção. Eis o desafio: planear a decoração da sua varanda para que ela se adapte a si e ao seu estilo de vida, explorando as suas potencialidades e aumentando a sensação de espaço!

A pandemia ressignificou o papel das varandas no espírito de união da comunidade: foram muitos os aplausos, as canções e as conversas partilhados paredes-meias com os vizinhos! As varandas transformaram-se num lugar de empatia e esperança, contrapondo um futuro de incertezas.

Por muito pequena que seja, a sua varanda tem potencial. Tudo vai depender de uma boa estratégia na escolha dos móveis e da decoração, partindo da premissa de que, quando o espaço é pouco, temos de ser práticos e criativos!

A primeira dica é perceber os espaços que, efetivamente, podemos utilizar. À partida temos o teto, as paredes, o chão e o corrimão da varanda, certo? Mas, se não tem muito espaço de chão, por exemplo, deve trabalhar e potenciar os outros. Na coleção hôma Ar Livre by Hespéride há várias possibilidades de decoração suspensa – camas de rede, cadeiras suspensas, vasos e floreiras – que pode e deve utilizar! Da mesma forma, se não tiver espaço ou ângulo para colocar um sofá ou uma poltrona na varanda, existem outras opções de conforto viáveis, como os tapetes de exterior, os coxins ou as almofadas de chão.

A segunda dica é criar zonas diferentes na varanda, para o lazer e para as refeições, rentabilizando-a e atribuindo-lhe maior propósito. Crie uma área de lazer adaptada aos seus gostos pessoais ou aos seus hobbies: pode ser um cantinho de leitura, um cantinho de meditação, um jardim vertical ou, simplesmente, um espaço para se banhar ao sol!

Em terceiro lugar, opte por móveis práticos e versáteis. Se a sua varanda é estreita, procure móveis mais leves, compridos ou dobráveis, que sejam fáceis de colocar, mover, abrir, fechar e retirar! Não se esqueça de preservar o espaço de circulação. Já se a sua varanda é aberta, tenha em atenção aos materiais dos móveis, privilegiando os que não enferrujam, oxidam ou desbotam com a exposição solar.

A quarta dica é pensar na varanda como uma extensão da sua sala de estar! Se a sua varanda é um prolongamento da sua sala e se o estilo de decoração da sua sala é assumidamente étnico, onde predomina uma paleta de cores neutras, como o branco, o bege ou o cru, esses também devem ser os tons das suas escolhas de mobiliário (seja de relaxamento ou de refeição) e de iluminação para a sua varanda. O resultado será uma perfeita integração entre os espaços interior e exterior, assim como o aumento da sensação de amplitude!

Por fim, apostes nos têxteis que proporcionam mais cor, textura e aconchego. Se quiser criar um ambiente completamente diferente e com muita personalidade, em estilo marroquino, por exemplo, combine coxins de chão, redondos e retangulares, almofadas, velas e lanternas!

Com estas dicas, a sua varanda vai ser a mais cobiçada e desejada da vizinhança. Poderá até ser necessário incluir um biombo ou um guarda-sol para se proteger dos olhares curiosos!

Espreite a nova coleção hôma Ar Livre by Hespéride e viva o bom tempo na sua varanda, todos os dias, neste verão, do primeiro até ao último raio de sol!

Preços válidos de 14 de abril a 17 de julho de 2023, nas lojas hôma, lojas HESPÉRIDE Loulé, Tavira e Alfragide, e em homa.pt. Limitados ao stock existente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 12 Jun 2023

Guia para escolher a primeira piscina

O verão não tarda e a piscina é a sua praia? Sempre que o sol sorri ao seu jardim, sonha com a felicidade de passar um dia inteiro dentro de água, mergulho atrás de mergulho? Antecipe os momentos de diversão em família com a escolha certa da piscina! Mas, calma! Não mergulhe já de cabeça […]

img
  • 17 Abr 2023

Como escolher o mobiliário certo de exteriores?

Quando chega a estação do sol e os primeiros raios cumprimentam os jardins, os pátios e as varandas, desperta a vontade de vivermos, de forma autêntica, os nossos espaços exteriores. Iluminam-se as ideias e o espírito alegra-se! De repente, já só nos apetece almoçar ao ar livre e socializar com os amigos. A nossa disposição […]

img
  • 14 Nov 2022

Presépios e aldeias de Natal: deixe-se encantar!

A contagem decrescente para a celebração mais especial do ano já começou! Símbolo de renovação e de esperança, o Natal é um momento único de reflexão e confraternização para todas as famílias. Uma das formas de relembrar e elevar estes valores universais, que ganham ainda mais significado nesta época, é incorporar o presépio na decoração […]

img
  • 07 Nov 2022

À procura da árvore de Natal perfeita?

Já se sente a magia do Natal hô! hô! hôma no ar. É tempo de resgatar, do sótão ou do armário, as caixas, religiosamente guardadas, com as decorações e os enfeites dos Natais passados e sonhar uma nova árvore, de agulhas verdes ou nevadas, tão ou ainda mais especial que as anteriores! Não há tradição […]