16 Mai 2022

hômelhor do mundo são as crianças!

Descubra as novidades Montessori que todos os pequeninos vão adorar.


“Grande é a poesia, a bondade as danças. / Mas hômelhor que há no mundo são as crianças.”

Não há poema mais belo que o riso de uma criança! O Dia das Crianças está a chegar e nas lojas hôma há todo um mundo didático, colorido e lúdico à medida dos sonhos e das necessidades dos pequenos exploradores. A nossa coleção Atmosphera for Kids está cuidadosamente pensada e desenhada para permitir o desenvolvimento saudável e feliz dos mais pequenos, estimulando-lhes os sentidos, a sua perceção motora, a sua autoestima e, não menos importante, a sua autonomia.

Já ouviu falar no método Montessori?

O método Montessori foi criado pela pediatra e educadora italiana Maria Montessori, em 1906, e está completamente focado na promoção da autonomia e liberdade infantis. Segundo a filosofia montessoriana, as crianças devem ter a oportunidade de explorar, sentir, experimentar e conhecer o meio que as rodeiam, assim como superarem pequenas dificuldades, de forma espontânea, sem ajuda dos adultos e no seu próprio tempo. Para tal, é fundamental que o ambiente e a decoração do seu espaço próprio, nomeadamente do seu quarto, sejam planeados ao pormenor e, sempre, na perspetiva e priorizando o olhar da criança.

Quais os princípios do método Montessori?

No método Montessori as necessidades das crianças estão em primeiro lugar. Neste sentido, defende e incentiva à criação de um ambiente calmo e seguro, mas ao mesmo tempo criativo e educativo, que lhes permita um desenvolvimento cognitivo, percetivo e motor saudáveis e autónomos. O método Montessori tem como princípios fundamentais:

  • Autonomia e total liberdade de movimentos;
  • Incentivo à autodescoberta e à individualidade;
  • Estimulação sensorial adaptada à idade da criança;
  • Minimalismo com bastante espaço livre para brincar;
  • Segurança e conforto.

Como transformar o quarto das crianças à luz do método Montessori?

O primeiro passo para incorporar o método Montessori no quarto do seu filho é criar espaço livre para que ele se possa mover e brincar livremente. De seguida, deve colocar todo o mobiliário, decoração e objetos de brincadeira ou aprendizagem ao nível dos seus olhos e ao seu perfeito alcance.

Uma das peças-chave de mobiliário é a cama cabana Montessori ao nível do chão, que permite às crianças subirem e descerem sem dificuldade, em total segurança, e sempre que o desejarem. Outra peça de mobiliário especialmente concebida para as crianças terem uma maior autonomia e não dependerem da ajuda dos pais para alcançarem as suas coisas preferidas é o banco observatório Montessori.

Para inspirar e colocar em prática o método Montessori no quarto do seu filho, atente nas seguintes dicas:

  • Crie áreas bem definidas para brincar, estudar e descansar;
  • Aposte em tons neutros e harmoniosos, com apontamentos divertidos de cor, para estimular a criatividade da criança;
  • Prefira materiais naturais, que oferecem uma maior proximidade à natureza e, ao mesmo tempo, um maior conforto térmico, como a madeira;
  • Escolha uma cama ao nível do chão;
  • Opte por móveis e estantes à escala da criança, tornando-os acessíveis e, desta forma, evitando que escalem e se magoem;
  • Privilegie a segurança, fixando bem os artigos à parede ou até mesmo incluindo uma barra horizontal na parede, para que a criança se possa agarrar e equilibrar mais facilmente;
  • Privilegie o espaço livre e crie nichos de brincadeira com tendas e cabanas, capazes de estimular a imaginação e a descoberta dos sentidos;
  • Coloque os brinquedos e livros, ajustados à idade da criança, em prateleiras baixas, caixas ou baús sem tampa, para que esta possa tirá-los e voltar a arrumá-los à vontade;
  • Aposte em espelhos, para promover a autodescoberta do corpo e permitir que a criança se familiarize com a sua própria imagem;
  • Inclua tapetes, almofadas e diferentes texturas no quarto para aumentar o aconchego e criar uma maior experiência sensorial do espaço.

É muito importante não esquecer que a ideia do método Montessori é que o quarto evolua e acompanhe o desenvolvimento das crianças, pelo que, as opções de mobiliário e decoração devem sempre ajustar-se à sua idade, preferências e necessidades. O mesmo se aplica aos brinquedos, livros e outros auxiliares de aprendizagem e brincadeira: a ideia não é a criança ter à disposição uma panóplia de opções, mas sim as opções que fazem sentido ao desenvolvimento das suas competências atuais.

Descubra hôma nova gama de mobiliário Montessori em rattan!

Agora que já conhece o método Montessori, está na hora de partir à descoberta da nova gama de mobiliário infantil em rattan, disponível em exclusivo na nossa loja online! Composta por cama, mesa de cabeceira, cadeirão, estante com espelho e biblioteca, esta nova gama de mobiliário Montessori, entrançada a partir da fibra natural do rattan, vai ser a escolha não só das crianças, mas de todos os que nunca perderam a capacidade de sonhar e o gosto pela aventura, pela diversão e pela brincadeira. Para além de ser uma matéria-prima sustentável e resistente, o rattan confere uma ambiência natural e bonita, inspirando os lugares de fantasia preferidos dos pequeninos. A solução perfeita para que possam brincar, explorar e crescer felizes!

A brincar, a brincar, não faltam sugestões lúdicas de imensa ternura nas lojas hôma e homa.pt para mimar os seus filhos no Dia da Criança! Complemente o quarto Montessori com almofadas de unicórnios e leões, tapetes com jogos e porta-fotos com pompons! Divirta-se a explorar a coleção completa.

Campanha válida até dia 30 de maio, exclusiva online, em homa.pt, e limitada ao stock existente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar