Torricado de Broa com presunto e pesto

A Chef Sara Oliveira apresenta para a DeBORLA uma receita plena de sabor e com fortes origens portuguesas na região do Ribatejo.
O Torricado é um prato típico desta região, e com uma forte tradição associada ao trabalho do campo, ao agricultor, mais em particular aos trabalhadores do sector vinícola. Pelas suas características de grande valor energético, apresentou-se desde cedo como uma excelente e prática opção para acompanhar estes trabalhadores nas suas jornadas de grande esforço físico. Por sua vez, o fácil acondicionamento e a facilidade de poder ser servido frio, facilitava a alimentação neste âmbito de trabalho de campo.
Parecendo aqui algo demasiadamente elaborado, trata-se de uma receita simples que consiste em cozinhar o pão, enriquecendo-o com azeite para alourar. Tradicionalmente servido como base para sustentar o bacalhau assado, derivou também para base de servir carnes, entre as quais o presunto.
Deixamos-lhe aqui a sugestão da Chef Sara Oliveira numa receita para 10 pax:
Ingredientes:
-
1 broa de milho amarelo
-
200 ml de azeite
-
300 gr de presunto fatiado
-
100 gr de manjericão fresco
-
20 gr de queijo parmesão
-
10 gr de pinhões
-
1 dente de alho
-
200 ml de azeite
-
Sal q.b.
Confeção:
Começar por cortar a broa em fatias finas.
Colocar um sauté ao lume e colocar um fio de azeite.
Colocar as fatias de broa e deixar ficarem douradas de ambos os lados. Literalmente alourar. Reservar.
Numa liquidificadora juntar o manjericão, o queijo parmesão, o alho, os pinhões, o azeite e o sal. Triturar até obter uma pasta uniforme. Posteriormente, adicionar o azeite e emulsionar. Reservar.
Dispor a broa num prato ou tábua de degustação, e o presunto de forma decorativa curvando as fatias de presunto bem finas, de forma criar um ondulado harmonioso, e por fim salpicar com um fio ou pingos de molho pesto.
Por fim, saborear com tranquilidade para sentir todos os sabores. Bom apetite!