
A segunda proposta do Chef Miguel Teixeira para o dia dos namorados é um surpreendente Tártaro de Atum. Uma proposta para os mais aventureiros de sabor, e que condiz com a essência do ingrediente principal pela apresentação em cru, e a combinação de outros ingredientes secundários, mas não menos importantes nesta base crua. O resultado: transporta-nos para as reações mais extraordinárias do palato.
A conjugação da maionese japonesa, do sumo de lima, do azeite de trufa, da chalota, do vinagre de arroz, do açúcar e do molho teriyaki com o atum cru desfeito, resultam numa relevância única de sabor. A cor e as texturas são elementos muito apelativos e tentadores nesta receita de tártaro de atum, conseguida também através da arte do empratamento. Chef que se preza aventura-se pelos mais sinuosos desafios gastronómicos. E nós estamos aqui para comprovar que por “tártaro” que seja, vale sempre a pena experimentar.
Bom apetite, e feliz dia dos Namorados!
Encontre nas Lojas DeBORLA toda a gama de utensílios de cozinha que facilitam a preparação e confeção das suas receitas e proporcionam o empratamento adequado a cada gosto.
Receita para 2 pessoas
Tártaro de Atum
Ingredientes:
- 250g de atum
- 20ml de maionese japonesa
- b. sumo lima
- b. de azeite de trufa
- 10g de chalota
- 10ml de vinagre de arroz
- 10g de açúcar
- 5ml de molho teriyaki
- b. de cebolinho bebé
- 1 gema de codorniz
- b. de flor de sal
- b. de mix de micro rebentos
Preparação:
Comece por desfazer bem o atum cru. Será a base do tártaro.
Misture a maionese japonesa com o azeite de trufa e umas gotas de sumo de lima.
Lamine a chalota bem fina.
Faça uma marinada para a chalota laminada misturando o vinagre de arroz com o açúcar e leve ao lume até que o açúcar se dissolva completamente. Ainda em quente verta o preparado para a chalota previamente laminada e deixe arrefecer.
Disponha então o atum num prato com a ajuda de um aro redondo, formando um pequeno disco. Coloque três apontamentos de maionese trufada e três de molho teriyaki. Coloque um pouco da chalota marinada e lamine um pouco de cebolinho bebé para dispor sobre o tártaro de atum.
Abra um ovo de codorniz, separe a gema e disponha a mesma no centro do disco de atum.
Tempere com um pouco de flor de sal e decore com um mix de micro rebentos.