12 Fev 2018

# Tártaro de Atum: receita do Chef Miguel Teixeira para o Dia dos Namorados

A segunda proposta do Chef Miguel Teixeira para o dia dos namorados é um surpreendente Tártaro de Atum. Uma proposta para os mais aventureiros de sabor, e que condiz com a essência do ingrediente principal pela apresentação em cru, e a combinação de outros ingredientes secundários, mas não menos importantes nesta base crua. O resultado: transporta-nos para as reações mais extraordinárias do palato.

A conjugação da maionese japonesa, do sumo de lima, do azeite de trufa, da chalota, do vinagre de arroz, do açúcar e do molho teriyaki com o atum cru desfeito, resultam numa relevância única de sabor. A cor e as texturas são elementos muito apelativos e tentadores nesta receita de tártaro de atum, conseguida também através da arte do empratamento. Chef que se preza aventura-se pelos mais sinuosos desafios gastronómicos. E nós estamos aqui para comprovar que por “tártaro” que seja, vale sempre a pena experimentar.

Bom apetite, e feliz dia dos Namorados!

Encontre nas Lojas DeBORLA toda a gama de utensílios de cozinha que facilitam a preparação e confeção das suas receitas e proporcionam o empratamento adequado a cada gosto.

Receita para 2 pessoas

Tártaro de Atum

Ingredientes:

  • 250g de atum
  • 20ml de maionese japonesa
  • b. sumo lima
  • b. de azeite de trufa
  • 10g de chalota
  • 10ml de vinagre de arroz
  • 10g de açúcar
  • 5ml de molho teriyaki
  • b. de cebolinho bebé
  • 1 gema de codorniz
  • b. de flor de sal
  • b. de mix de micro rebentos

 

Preparação:

Comece por desfazer bem o atum cru. Será a base do tártaro.

Misture a maionese japonesa com o azeite de trufa e umas gotas de sumo de lima.

Lamine a chalota bem fina.

Faça uma marinada para a chalota laminada misturando o vinagre de arroz com o açúcar e leve ao lume até que o açúcar se dissolva completamente. Ainda em quente verta o preparado para a chalota previamente laminada e deixe arrefecer.

Disponha então o atum num prato com a ajuda de um aro redondo, formando um pequeno disco. Coloque três apontamentos de maionese trufada e três de molho teriyaki. Coloque um pouco da chalota marinada e lamine um pouco de cebolinho bebé para dispor sobre o tártaro de atum.

Abra um ovo de codorniz, separe a gema e disponha a mesma no centro do disco de atum.

Tempere com um pouco de flor de sal e decore com um mix de micro rebentos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 17 Nov 2021

Orçamento de Natal: leve a todos prendas de Natal e sorrisos ao coração!

A importância de bem planear vai deixar o seu orçamento de Natal chegar para tudo! Preparar com antecedência e planear bem o orçamento de Natal vai permitir levar sorrisos ao coração dos seus mais queridos e prendas de Natal aos que mais ama. Na hôma, onde encontra tudo para a casa e além disso encontra […]

img
  • 28 Out 2021

‘Fez-se luz’: A iluminação ideal para cada divisão da sua casa

É certo que a luz natural é imprescindível numa casa e os tons que escolhemos, nomeadamente para as paredes, podem refletir mais ou menos luz, ajudando a iluminar as divisões. Mas a iluminação artificial tem um papel preponderante, trabalhando, juntamente com a decoração, no sentido de lhe facilitar a vida (e não só). Descubra a […]

img
  • 20 Out 2021

Minimalismo na decoração: um estilo de vida

Nos últimos anos, minimalismo tornou-se popular por refletir sobre o propósito de termos mais qualidade de vida e reduzirmos os excessos. Este é um conceito que também pode ser incorporado na decoração da sua casa. Continue a ler o artigo aqui.

img
  • 10 Out 2021

Arrumações com estilo. A sua casa é pequena? Torne-a ‘maior’ assim

Uma casa nunca será demasiado grande e há quem sofra verdadeiramente com falta de espaço. Mas nem tudo passa pela arquitetura. Se é difícil acrescentar metros quadrados à habitação, há tomadas de decisão que pode (e deve) fazer para ganhar espaço extra. Invista na arrumação e verá a sua casa ‘crescer’. Ajudamo-lo a despertar a […]