Partilhar Artigo
24 Ago 2016

# Tábuas de degustação veggie para sunsets de verão com a T Cooks

A T Cooks foi convidada para um show cooking na cidade trendy e fashion de Braga. Como tal, um desafio à altura impunha-se. Sonhou-se com um sunset numa qualquer varanda desta bela e orgulhosa cidade, em tons rosa e dourado, como lhe convém. E assim foi posta a mesa. Convívio entre amigos, caloroso e confortável, saudável e sazonal. A proposta foi exigente, com produtos com e sem glúten, todos vegan, à exceção de um pouquinho de manteiga que utilizámos num dos pratos (para bem dos nossos pecados), mas facilmente substituível por uma margarina vegetal.

Quisemos apresentar uma proposta visualmente impactante aos nossos e nossas formandas, elevando o desafio para uma ementa vegetariana e semi-crudívora, podendo esta ser adaptado e recriada em casa. A oferta de utensílios tornou a escolha bem difícil, mas a simpatia e diligência da equipa de loja, incansável e profissional, ajudou às escolhas finais.

Elaboramos assim duas tábuas de degustação com várias hortícolas da época, manipulando-as para criar três patês e outros acompanhamentos, conjugados com flores comestíveis (alfazema e funcho como digestivas e corta-gosto), acompanhadas por fatias generosas de pão de cenoura e estilo alemão, e para um grande final, já quando o sol se põe, espetadas de fruta com chocolate negro e flor de sal de algas.

Depois desta receção, pusemos mãos ao trabalho, e a dada altura éramos muitas, mãos, entenda-se, e sorrisos também. Seguimos este guião: taça de azeite com creme de vinagre balsâmico, palitos de pepino doce e fatias de courgette verde e amarela, cortadas em perfeição numa mandolina, cogumelos portobello laminados, pimentos pequenos tricolor para rechear, quefu (queijo vegan de tofu) em azeite, malaguetas e raspa de lima, outro com alfazema, salada de laranja e beterraba, com tomilho e flores comestíveis, amêndoas e pevides de abóbora tostadas com canela, manteiga e flor de sal em sertã anti aderente.

Todos estes ingredientes foram cuidadosamente distribuídos pelas duas tábuas de degustação, sendo uma coberta com rúcula e outra com rebentos de alho francês, juntamente com três preparados que aqui partilhamos. Uma forma de agradecer a todos e todas as participantes pela sua presença, partilha e contributo neste evento. Um muito obrigada à cadeia de lojas DeBORLA por incentivar momentos assim. Até breve, com novas propostas para esta parceria do coração.

Paté veggie à Braga

Guacamole com romã e malaguetas frescas

Piso de coentros, manga e pistachio

Texto: T Cooks | Fotos: Hugo Barreira


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 13 Dez 2019

# As Mesas de Natal de Célio Cruz, Sweet Gula, para O Melhor Natal de Sempre

Conheça as propostas de Mesas de Natal de Célio Cruz para O Melhor Natal de Sempre. A inspiração para a celebração mais feliz do ano!

img
  • 26 Nov 2019

# Aqui levamos a casa muito a sério! Workshop de Organização Doméstica by The Master Bedroom

Aqui levamos a casa muito a sério! Workshop de organização Doméstica por The Master Bedroom com o apoio das lojas DeBORLA.

img
  • 16 Nov 2019

# “Design por Acaso” para O Melhor Natal de Sempre

“Design por Acaso” apresenta um Guia de Compras para escolher a árvore de Natal com plano, foco e não esquecendo os favoritos! 😉 Saiba mais no Deblog.

img
  • 04 Jun 2019

# Betong: a escolha de The Master Bedroom para um jardim de sonho

Bétong é a escolha de The Master Bedroom para este verão! Conheça na primeira pessoa o que nos apaixona nestas linhas. Saiba mais no Deblog.