Partilhar Artigo
12 Abr 2016

# Os segredos do Churrasco Perfeito

Domingos em família, convívios entre amigos, dias ensolarados… Desfrutar de um bom churrasco é sempre uma boa ideia! O Chef Miguel Teixeira vai partilhar consigo todos os truques para o churrasco perfeito.

Quanto tempo demora até conseguir o churrasco perfeito?

Escolha um dia sem pressa para poder tirar todo o partido de um delicioso churrasco. Neste caso, a pressa é inimiga da perfeição. Acenda o lume com lenha bem seca e deixe arder até obter brasa sem labareda. Adicione a carne que pretende grelhar. Aqui, o tipo de carne e o ponto de cozedura que pretende, vão mandar na altura em relação às brasas. Se a carne a cozinhar for frango, deverá levantar a grelha para a posição mais alta para que a carne grelhe sem queimar por fora. Caso não o faça, a mesma vai queimar no exterior e ficar crua no interior. Se quiser fazer uns bifinhos, deverá fazer o oposto: colocar a grelha na posição inferior para que grelhe mais rápido sem secar a carne. Também vai variar a altura e tempo dependendo do ponto de cozedura que pretende a carne.

Trick: Deite sobre as brasas um pouco de tomilho para que ao arder liberte aroma e fumo para a carne.

Como calcular a quantidade adequada de carne por pessoa?

Este tema é bastante susceptível de variar dependendo da fome de cada pessoa e claro da qualidade do grelhado. Existem, contudo, algumas dicas que pode ter em atenção. A quantidade de osso que a carne tem, por exemplo uma costelinha de porco, vulgo piano, tem tanto osso como carne, o frango de churrasco é também outro bom exemplo, por norma pesam entre 600 e 700 gramas e dá em média para 2 pessoas. Deverá também ter em atenção a percentagem de peso que a carne ou o peixe vão perder durante a confecção. Por exemplo, as lulas grelhadas são um bom exemplo, chegando a perder quase 50% do seu peso.

Trick: Quanto mais grelhar e passar o alimento mais o mesmo vai perder peso.

Quais as carnes ideais para um churrasco?

Dê asas a imaginação e faça do seu churrasco um verdadeiro Rodízio. Nas aves, aconselhamos o frango, de preferência os mais pequenos, com um peso que ronde as 600 / 700 gramas. Caso opte por frango cortado, de preferência as coxas que ficam mais suculentas e menos secas na brasa. No porco, a escolha deverá recair sobre peças que tenham alguma gordura e também osso, como a entremeada, o entrecosto ou a costelinha. O lombo, por não ter gordura, terá tendência a ficar seco e as partes da perna ou da pá, só se for em finas bifanas que passem rapidamente pela grelha. Nas carnes vermelhas, o conselho é muito semelhante. Zonas com osso e alguma gordura são os imprescindíveis dos grelhados. A Picanha, Maminha, Cupim, Costeletão e T-Bone, serão certamente excelentes opções.

Qual a quantidade adequada de sal?

Não exagere no sal. Para grelhados, é aconselhável a utilização sempre de sal grosso. Dependendo do tipo de carnes, varia a forma como deverá ser utilizado o sal. Para frango inteiro, o mesmo deve ser marinado com alguma antecedência para que ganhe sabor. As carnes vermelhas, pelo contrário, deverão apenas ser temperadas na altura de ir para a grelha.

Trick: Corte uns bifes de picanha com 2 cm de grossura, esmague dentes de alho juntamente com o sal grosso e passe na carne abundantemente de forma a criar uma capa. Coloque na grelha com o lume bem forte e deixe grelhar de ambos os lados. No final sacuda a capa de sal da carne. Este processo impede que a carne seque, a capa de sal vai reter no interior toda a humidade da carne.

Existe diferença entre carne grelhada e assada?

Grelhamos numa grelha e assamos num forno. As principais diferenças recaem sobre o grau de humidade a que sujeitamos o alimento, assim como a temperatura e tempo. Os grelhado são feitos sem humidade e de uma forma rápida. Pelo contrário, os assados são efectuados em forno, logo a humidade é muito superior e podem ser feitos a uma temperatura mais elevada, reduzindo o tempo, ou podem ser assados a baixa temperatura durante longos períodos.


Preparado para se transformar num verdadeiro churrasqueiro? Esperamos por si na sua loja favorita!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia para mesa de Natal ou de Réveillon, numa proposta exuberante!

Se há uma época em que dedicamos especial atenção à mesa e a todos os [...]
img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia de Natal: step by step para uma mesa de Natal elegante!

A mesa de Natal tem sempre uma dedicação especial e um esforço que compensa sempre [...]
img
  • 30 Nov 2020

hôma ideia de Natal: conheça os passos para uma mesa de Natal encantadora

Preparar o Natal à mesa é um dos pontos altos da festa que se celebra [...]
img
  • 05 Nov 2020

Magic Lights! Saiba aqui como escolher a iluminação para um natal mágico!

O fascínio do natal acontece de tantas formas e Magic Lights é apenas mais uma […]