Partilhar Artigo
02 Fev 2016

# Medalhõezinhos de chocolate negro com gengibre, pimenta rosa e hortelã

Fiz pela primeira vez esta receita com a Catarina e a mãe Paula, quando estava a viver nos Açores, modo expresso prendinhas de Natal. O resultado foi maravilhoso, e desde então é um trunfo que utilizo quando quero impressionar amigas e amigos, ou formandos e formandas. É fácil e delicioso, para além da relação qualidade/ preço de ingredientes ser interessante. Por outro lado, apesar de ser uma sobremesa relativamente calórica, não deixa de ter um enquadramento nutricional saudável. Porquê?

O chocolate que utilizámos é negro 72% cacau e quando consumimos moderadamente chocolate acima dos 70% cacau estamos a contribuir para a nossa saúde em termos de prevenção de doenças cardiovasculares. Acresce a este fator o da felicidade, que é um dos bens mais preciosos na vida, e aquele com que devemos sempre andar de mão dada. O chocolate contém um químico que facilita a libertação de endorfinas, as designadas hormonas da felicidade. Estes neurotransmissores são libertados em percentagens muito simpáticas quando fazemos exercício físico, quando comemos um pedaço de bom chocolate e quando fazemos amor. Pertinente, porque esta sobremesa é o final feliz de uma ementa para o dia dos namorados.

O gengibre em pó é utilizado para ‘temperar’ o chocolate e lhe dar aquele toque picante e diferenciador. É um poderoso anti-séptico, contribui para subir o sistema imunitário, e é um forte digestivo, o que pretendemos após uma refeição completa. A hortelã foi aqui escolhida pelas mesmas razões: ajudar à correta digestão do casal, deixando-os confortáveis para outros momentos a dois, e segundo a bibliografia indicada1, ‘é também um estimulante para o coração’. Precisamos de mais? Para sair equipa vencedora, vamos encantar o parceiro ou parceira através do olhar, porque os olhos também comem.

A pimenta rosa é perfumada contendo óleos essenciais. Estes bagos entram na ementa pelas suas características organolépticas, sendo o apontamento perfeito para quem quer ver o mundo cor-de-rosa.

Preparação

Revestir a parte côncava dos pratos com película aderente, esticada firmemente, de forma a criar uma superfície plana. Reservar. Aquecer a caçarola ou tacho a lume médio, com água a c. de 2⁄5, colocando o recipiente para derreter o chocolate por cima. A ideia é que este banho-maria seja realizado a vapor, assim é muito importante que não haja contacto direto com a água no recipiente de cima, evitando que o chocolate perca brilho e sabor. Partir vigorosamente a tablete de chocolate numa superfície sólida e colocar no recipiente. Envolver faseadamente o chocolate com uma colher de sopa, para que este derreta homogeneamente, e adicionar uma pitada de gengibre, mexendo suavemente. Quando este atingir uma textura cremosa, retirar do lume. O próximo passo será distribuir várias doses de chocolate correspondentes a uma colher de sopa pouco cheia nos pratos, evitando salpicos e procurando fazer pequenos medalhões. Como? Delicadamente deixar cair o chocolate da colher, estando esta a tocar na superfície da película aderente. A partir daqui cria-se o centro do medalhãozinho e, se necessário, retifica-se ligeiramente com a colher a sua forma circular. Decorar a gosto com pequenos rebentos de hortelã e pimenta rosa grosseiramente esmagada no almofariz. Deixar o chocolate estabilizar em local fresco, arejado, mas longe de corrente de ar direta. Não colocar os medalhõezinhos no frigorífico porque estes perderão sabor e brilho, e poderão ficar esbranquiçados. O ideal é abusar desta receita durante os meses de Inverno, e quando realizada em casa, a lavandaria será o local perfeito para a fase final.

Ingredientes

200g chocolate negro 72% cacau
1 pitada de gengibre seco em pó
Folhinhas de hortelã para decoração
Bagos de pimenta rosa q.b.

Utensílios

3 Pratos ladeiros
1 Caçarola ou tacho alto, dimensão média
1 Taça em alumínio ou outro recipiente de diâmetro inferior
1 Almofariz com pilão
1 Salazar
1 Colher de sopa
Película aderente q.b.

Empratar com amor, surpreender o namorado ou namorada e não esquecer de fazer exercício físico. Bom proveito.

Receita: T Cooks – Recipes from the heart
Fotos: Hugo Barreira e Teresa Mendes

1 STRATEN, Michael van e GRIGGS, Barbara – Super Alimentos: Coma Bem para Ser Saudável. Porto: Civilização, Editores L.da, 2006. p. 104

PDF


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 17 Nov 2021

Orçamento de Natal: leve a todos prendas de Natal e sorrisos ao coração!

A importância de bem planear vai deixar o seu orçamento de Natal chegar para tudo! Preparar com antecedência e planear bem o orçamento de Natal vai permitir levar sorrisos ao coração dos seus mais queridos e prendas de Natal aos que mais ama. Na hôma, onde encontra tudo para a casa e além disso encontra […]

img
  • 28 Out 2021

‘Fez-se luz’: A iluminação ideal para cada divisão da sua casa

É certo que a luz natural é imprescindível numa casa e os tons que escolhemos, nomeadamente para as paredes, podem refletir mais ou menos luz, ajudando a iluminar as divisões. Mas a iluminação artificial tem um papel preponderante, trabalhando, juntamente com a decoração, no sentido de lhe facilitar a vida (e não só). Descubra a […]

img
  • 20 Out 2021

Minimalismo na decoração: um estilo de vida

Nos últimos anos, minimalismo tornou-se popular por refletir sobre o propósito de termos mais qualidade de vida e reduzirmos os excessos. Este é um conceito que também pode ser incorporado na decoração da sua casa. Continue a ler o artigo aqui.

img
  • 10 Out 2021

Arrumações com estilo. A sua casa é pequena? Torne-a ‘maior’ assim

Uma casa nunca será demasiado grande e há quem sofra verdadeiramente com falta de espaço. Mas nem tudo passa pela arquitetura. Se é difícil acrescentar metros quadrados à habitação, há tomadas de decisão que pode (e deve) fazer para ganhar espaço extra. Invista na arrumação e verá a sua casa ‘crescer’. Ajudamo-lo a despertar a […]