Partilhar Artigo
15 Ago 2016

# Dicas para um Risotto à Chef

O tipo de arroz, a temperatura do caldo e o tempo de cozedura, são alguns dos fatores que podem salvar ou destruir uma receita de risotto.
O Chef Miguel Teixeira refere os pontos onde deve ter mais atenção e dá outras dicas para obter o melhor resultado!

A cozedura do risotto explora as propriedades especiais de algumas variedades de arroz, basicamente arbóreo e carnaroli são as duas variedades mais utilizadas em todo o mundo para a confeção do mesmo. Ao cozinhá-los, o amido vai sendo libertado, o que origina a consistência cremosa que se obtém no final.
O arroz arbóreo é mais fácil de se encontrar no mercado e de atingir o ponto certo. Por sua vez, o carnaroli demora um pouco mais a cozinhar e por isso, tende a absorver mais o sabor do ingrediente utilizado.

Um dos segredos para um final perfeito é um início bem coordenado e uma cozedura nos timings certos.

No início, o arroz deve ser frito em gordura. “Pessoalmente, prefiro azeite e manteiga em conjunto, na quantidade suficiente para o efeito. Tudo o que é demais é exagero…
Chegamos agora à altura de “refrescar” e este processo deve ser feito sempre com vinho, pois a sua acidez assim que entrar em fervura vai permitir que o grão de arroz abra, possibilitando a libertação de todo o amido.

Posto isto, vai acrescentando concha-a-concha o líquido que preparou para a cozedura. “Apenas devemos acrescentar a próxima quando o arroz perder quase todo o líquido da anterior. Assim, conseguimos manter a fervura sempre constante, o que vai permitir que o arroz fique uniforme e bastante cremoso.

Para terminar, acrescente um pouco de manteiga e queijo parmesão ralado.

Trick: Esqueça as natas. Apenas se acrescentam quando não se sabe fazer risotto. Uma noz de manteiga é mais que suficiente, serve apenas para uma ligeira ligação e dar algum sabor…

Bom apetite!


2 comentários a “# Dicas para um Risotto à Chef”

  1. isaura martins diz:

    Ir deitando o líquido para a cozedura…. que líquido é esse? não vem esclarecido aqui!
    Gostaria de ter essa informação.
    Obrigada

    • Equipa DeBORLA diz:

      Cara Isaura Martins,

      Agradecemos o seu comentário.
      O líquido para cozedura é o caldo em que se vai cozer o risotto.
      Se for risotto de legumes é um caldo de legumes, se for de carne é caldo de carne.
      Bom apetite!

      A Equipa DeBORLA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 29 Mar 2021

Tudo o que precisa para arrumar o closet

Entre cabides, porta fatos e sapateiras, pense em cada detalhe Descomplique o que pode ser simples: conte com a nossa ajuda para arrumar o closet! Inicialmente a organização do closet pode parecer um grande desafio, nós sabemos. Mas o resultado sente-se no dia a dia, em funcionalidade, em economia de tempo e até no cuidado […]

img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia para mesa de Natal ou de Réveillon, numa proposta exuberante!

Se há uma época em que dedicamos especial atenção à mesa e a todos os seus detalhes é no Natal e na passagem de ano! São datas em que na verdade é à mesa que muito dos convívios e das celebrações acontecem, é à mesa que se prologam estes momentos, bem para além do almoço [...]
img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia de Natal: step by step para uma mesa de Natal elegante!

A mesa de Natal tem sempre uma dedicação especial e um esforço que compensa sempre no final. A mesa de Natal tem um estatuto próprio, sendo sempre posta com uma preocupação de perfeição, de registo irrepreensível e com doses de amor e entrega que resultam na emoção inigualável da noite e dia de Natal, capaz [...]
img
  • 30 Nov 2020

hôma ideia de Natal: conheça os passos para uma mesa de Natal encantadora

Preparar o Natal à mesa é um dos pontos altos da festa que se celebra entre sabores, tradições, emoções e naturalmente num espaço preparado com toda a dedicação. Numa mesa que se pretende exemplar e encantadora, na azáfama das preparações festivas, acabam por faltar detalhes importantes. Com hôma ideia de Natal vamos apresentar-lhe diversas propostas [...]