
A quinoa é considerada um superalimento, altamente nutritivo e uma excelente fonte de proteínas. Tem a sua origem nos Andes (Peru, Bolívia, Equador e Colômbia) e o registo da sua existência remonta há 7000 anos. No entanto, a sua introdução na alimentação humana só aconteceu há cerca de 4000 anos.
Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Apesar de toda a influência europeia na altura dos Descobrimentos, a população nativa persistiu na sua produção e consumo e, recentemente, a Assembleia Geral da ONU declarou o ano 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.
Tempo de Cozedura
O tempo de cozedura varia consoante o tipo de quinoa. Os grãos possuem um revestimento amargo – a saponina – que é facilmente libertado com a lavagem. A quinoa lavada de forma industrial coze mais rapidamente (8 a 10 minutos), enquanto que a quinoa lavada em casa demora mais algum tempo a ser cozinhada (10 a 15 minutos).
Pessoalmente, não aconselho o consumo da quinoa que é colocada no mercado previamente lavada. A saponina reveste os grãos para, por um lado, repelir os pássaros com o seu sabor amargo, mas também para proteger a quinoa da exposição à vulnerabilidade decorrente do manuseamento.
Resumindo:
– Utilizar quinoa sem prévios tratamentos e lavagens industriais;
– Lavar a quinoa apenas no momento em que vai ser cozinhada.
Dica: Quanto mais clara for a cor dos grãos, mais suave será o sabor da quinoa.
Texto: Chef Teresa Cunha