
Muitas vezes me questionam sobre a diferença entre as receitas de comida vegetariana e de comida vegan. A diferença está nos animais, mas vai muito para além do prato de comida.
Eu explico, muito sucintamente.
O vegetariano alimenta-se à base de vegetais, grãos, cereais, sementes, fruta, podendo ou não consumir ovos e lacticínios (ovo-lacto-vegetariano). Não se alimenta, portanto, com refeições de carne ou peixe.
O vegan vai mais além não só na alimentação mas também na sua postura perante os animais. Não consome qualquer tipo de proteína animal (carne/peixe), ou seja, excluem-se também os ovos e os lacticínios que podem estar presentes no prato do vegetariano. Para além disso, por razões éticas, não consome quaisquer produtos que sejam de origem animal ou que tenham sido testados em animais – roupa, cosmética…
Na sua essência, opõem-se também à existência de animais em cativeiro – circos, jardins zoológicos – e à utilização de animais em desportos violentos para os mesmos – touradas, lutas.
Não cozinhando com proteína animal, deixo aqui a indicação de boas fontes de proteína vegetal que facilmente podem ser incluídas nas refeições do nosso dia-a-dia:
– Soja não transgénica
– Ervilhas
– Lentilhas
– Tofu
– Quinoa
– Amaranto
– Feijão
– Grão de bico
– Sementes de sésamo, de chia, de girassol
– Oleaginosas (nozes, amêndoas, caju)
Texto: Chef Teresa Cunha