Partilhar Artigo
26 Dez 2016

# Bolos de açafrão de Santa Lúcia

Apresentam-se na forma de “S” mas podem ter outros formatos e o seu sabor é suave e perfumado pelo cardamomo, o que os torna ainda mais especiais!

Ingredientes

– 100 g de manteiga
– 1 c. (chá) de açafrão das Índias em pó
– 150 ml de leite
– 100 ml de natas
– 15 g de fermento fresco
– 300 g de farinha de espelta branca
– 150 g de farinha de espelta integral
– 100 g de açúcar amarelo
– 1 pitada de sal
– 1 c. (chá) de cardamomo
– 1 ovo
– 1 gema para pincelar
– 1 c. (sopa) de leite para pincelar
– cerejas secas (usei passas de uva)

Preparação 

Levar um tacho ao lume com a manteiga, o açafrão, o leite e as natas e deixar amornar até que a manteiga derreta e o açafrão se dissolva (não deixar ferver). Deixe arrefecer até cerca de 30ºC e dilua o fermento na mistura de leite e manteiga.
Peneire as farinhas para uma taça, junte o açúcar, o sal, o cardamomo e aos poucos vá adicionando a mistura de leite e o ovo ligeiramente batido. Misture bem até obter uma massa uniforme e pegajosa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse durante uns minutos até a massa ficar elástica (não caia na tentação de adicionar mais farinha ou a massa ficará pesada).
Forme uma bola e coloque novamente a massa na taça, tape com um pano e deixe levedar durante cerca de 1h30m ou até que duplique de volume. Volte a colocar a massa numa superfície enfarinhada e forme um rolo. Corte em várias porções com aproximadamente o mesmo tamanho (no meu caso rendeu 16 pedaços).
Estenda com as mãos cada pedaço de massa formado um rolo com aproximadamente 20cm de comprimento e depois enrole as pontas até que estas se encontrem no centro, formando um “S”.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha nele os bolinhos, deixando algum espaço livre entre cada bolo, pois eles ainda irão crescer.
Deixe novamente levedar por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Bata a gema com o leite e pincele cada bolinho com esta mistura. Em cada extremidade do “S” coloque uma cereja seca e pressione ligeiramente com os dedos. Leve ao forno cerca de 12-14 minutos ou até que comecem a ficar douradinhos na superfície. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Encontre a DeBORLA mais próxima de si aqui.

Receita e fotos: Sweet Gula


Um comentário a “# Bolos de açafrão de Santa Lúcia”

  1. Nuno Freitas diz:

    devem ser deliciosos.obg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 25 Nov 2021

O Hall de Entrada da Família Silva | T.1 Ep.08 | Web Series Happy Home Living by hôma

Quem é que não gosta de chegar a casa e sentir imediatamente acolhido? Neste episódio da Web Series Happy Home Living by hôma fomos até à casa da Margarida e do Nuno, mas ficamos pelo hall de entrada. Isso mesmo, fomos desafiados a transformar esta divisão da casa num espaço mais acolhedor e funcional. O […]

img
  • 17 Nov 2021

Orçamento de Natal: leve a todos prendas de Natal e sorrisos ao coração!

A importância de bem planear vai deixar o seu orçamento de Natal chegar para tudo! Preparar com antecedência e planear bem o orçamento de Natal vai permitir levar sorrisos ao coração dos seus mais queridos e prendas de Natal aos que mais ama. Na hôma, onde encontra tudo para a casa e além disso encontra […]

img
  • 15 Nov 2021

A Sala e o Quarto da Família Ferreira | T.1 Ep.07 | Web Series Happy Home Living by hôma

Neste episódio da Web Series Happy Home Living by hôma conheça a família Ferreira, a quem solucionamos um problema bastante comum, a falta de espaço em casa. Com as nossas soluções de arrumação e decoração devolvemos ao Telmo, à Andreia e aos três filhos o que verdadeiramente importa: um lugar para bons momentos cheio de […]

img
  • 28 Out 2021

‘Fez-se luz’: A iluminação ideal para cada divisão da sua casa

É certo que a luz natural é imprescindível numa casa e os tons que escolhemos, nomeadamente para as paredes, podem refletir mais ou menos luz, ajudando a iluminar as divisões. Mas a iluminação artificial tem um papel preponderante, trabalhando, juntamente com a decoração, no sentido de lhe facilitar a vida (e não só). Descubra a […]