
Frutos Vermelhos e romãs cabem sempre em receitas de Outono. Embora numa época que os honra, se não for pela cor para aquecer, será pelo sabor tão distinto e acolhedor. Frutos riquíssimos em hidratos de carbono, potássio e substâncias antioxidantes, nunca são demais nesta época do ano.
Também no outono em que compensamos os humores com sabores, há que vibrar com a cor das receitas, e esta é uma delas! Vermelhos únicos e de sabores tão apreciados durante todo o ano, a romã, por excelência, é rainha!
É assim que a Chef Sara Oliveira nos apresenta a sua proposta de “Bolo Amanteigado de Frutos Vermelhos e Romã ”. Vai resistir? Nós não!
Encontre nas lojas DeBORLA toda uma gama de utensílios de cozinha que facilitam toda a confeção das suas receitas. Avental, utensílios, frutos vermelhos e romãs, vamos lá!
Bolo Amanteigado de Frutos Vermelhos e Romã
Ingredientes para a compota:
250 gr Frutos vermelhos
3 Romãs
1 Limão
2 Colheres de sopa de amido
110 gr de açúcar
Ingredientes para o bolo:
110 gr de manteiga amolecida
180 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento royal
1 pitada de sal
110 gr de açúcar
2 ovos
180 ml de natas
1 colher café de baunilha em pó
Preparação da compota:
Espremer o sumo do limão para uma caçarola. Adicionar o amido e o açúcar. Envolver bem, e adicionar os frutos vermelhos e as romãs. De seguida levar ao lume até engrossar.
Retirar do lume e deixar arrefecer cerca de uma hora.
Confeção do bolo:
Misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar num recipiente.
À parte, misturar os ovos, as natas e a manteiga e envolver bem.
Misturar os dois preparados. Adicionar por fim a baunilha.
Untar com manteiga uma forma redonda de tamanho 20 e adicionar metade do preparado do bolo.
Colocar por cima metade da compota de frutos vermelhos e romã, e em seguida cobrir com o restante preparado de bolo e cobrir novamente com compota. Distribuir a gosto algumas framboesas e romãs no topo.
Levar ao forno previamente aquecido a 160ºC cerca de 50 minutos.
Quando estiver cozido, retirar e deixar arrefecer ligeiramente.
Empratar a gosto tirando todo o partido da configuração dos frutos vermelhos e romãs.
Dica:
Pode usar forma de silicone que terá mais facilidade a desenformar e não corre o risco de agarrar alterando a estrutura desejada do bolo.
As romãs, apesar de doces, na compota conferem-lhe um sabor ligeiramente acre mas muito diferente do ácido dos furtos vermelhos, equilibrando assim os sabores.
Pode decorar com frutos vermelhos e romãs e servir com bola de gelado de nata.
Se servir o bolo ainda morno os sabores outonais tornam-se ainda mais intensos, sendo esta uma sobremesa ideal para um fim de tarde acompanhada com um chá, de preferência de pouco intenso para que o sabor bolo seja degustado na sua plenitude.