Partilhar Artigo
15 Dez 2015

# Bolachas de especiarias para a mesa de Natal

Ingredientes:
– 1 ovo batido
– 125 g de manteiga com sal ou 3 colheres de sopa
– 50 g de açúcar branco
– 40 g de açúcar mascavado
– 4 colheres de sopa de mel
– 500 g de farinha de trigo com fermento
– 1 colher de chá de canela
– 2 colheres de café de gengibre
– 1 colher de café de cardamomo em pó
– 1 colher de café de noz moscada em pó
– 1 colher de chá de aroma de baunilha
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação
Numa panela, derreta a manteiga, o açúcar, o mel, e as especiarias em lume brando, sem deixar ferver. Deixe arrefecer, junte o ovo e mexa.
Ao preparado anterior junte a farinha e o bicarbonato de sódio e misture, formando uma bola homogénea. Coloque a massa num saco de plástico e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
Depois, numa mesa polvilhada com farinha, divida a bola de massa em dois, e com a ajuda do rolo da massa estique uma metade de cada vez, não deixando a massa demasiado fina. Depois corte a massa com os moldes e disponha as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve a forno aquecido a 160ºC durante uns 15 a 20 minutos.

Observação
As bolachas estão prontas quando ainda estão moles ao toque. Devem-se retirar do forno e deixar que arrefeçam no próprio tabuleiro. O calor do tabuleiro ajudá-las-á a acabar de cozer. É preferível retirá-las mais cedo do que o previsto e depois voltar a colocá-las no forno, se necessário, do que deixá-las secar demasiado, pois podem tornar-se demasiado duras e difíceis de comer. O tempo de cozedura também está relacionado com a altura das bolachas, logo as mais baixinhas cozerão mais rápido.
Cobertura e decoração das bolachas
Decorar as bolachinhas de especiarias com glacê real (açúcar em pó, 1 colher de chá de sumo de limão e uma clara) e missangas prateadas. Misturar no sumo de limão e na clara açúcar em pó necessário até se obter a consistência desejada para riscar as bolachas. Colocar a mistura numa seringa de pasteleiro e decorar a gosto.

Receita e fotos: Food With a Meaning
A lata de bolachas da imagem está disponível nas nossas lojas em formato retangular e redondo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 17 Nov 2021

Orçamento de Natal: leve a todos prendas de Natal e sorrisos ao coração!

A importância de bem planear vai deixar o seu orçamento de Natal chegar para tudo! Preparar com antecedência e planear bem o orçamento de Natal vai permitir levar sorrisos ao coração dos seus mais queridos e prendas de Natal aos que mais ama. Na hôma, onde encontra tudo para a casa e além disso encontra […]

img
  • 28 Out 2021

‘Fez-se luz’: A iluminação ideal para cada divisão da sua casa

É certo que a luz natural é imprescindível numa casa e os tons que escolhemos, nomeadamente para as paredes, podem refletir mais ou menos luz, ajudando a iluminar as divisões. Mas a iluminação artificial tem um papel preponderante, trabalhando, juntamente com a decoração, no sentido de lhe facilitar a vida (e não só). Descubra a […]

img
  • 20 Out 2021

Minimalismo na decoração: um estilo de vida

Nos últimos anos, minimalismo tornou-se popular por refletir sobre o propósito de termos mais qualidade de vida e reduzirmos os excessos. Este é um conceito que também pode ser incorporado na decoração da sua casa. Continue a ler o artigo aqui.

img
  • 10 Out 2021

Arrumações com estilo. A sua casa é pequena? Torne-a ‘maior’ assim

Uma casa nunca será demasiado grande e há quem sofra verdadeiramente com falta de espaço. Mas nem tudo passa pela arquitetura. Se é difícil acrescentar metros quadrados à habitação, há tomadas de decisão que pode (e deve) fazer para ganhar espaço extra. Invista na arrumação e verá a sua casa ‘crescer’. Ajudamo-lo a despertar a […]