10 Ago 2017

# Arroz de Lingueirão, ameijoa e coentros by Chef Sara Oliveira

Arroz de Lingueirão, ameijoa e coentros

Os sabores do mar, como o lingueirão, têm um gosto ainda mais especial no tempo de verão. O marisco, é uma opção sempre interessante para apreciadores, e para diversificar a sua mesa. Mas é também um tipo de alimento muito mais sensível pelo que lhe deixamos aqui dicas preciosas da Chef Sara Oliveira para este tipo de receitas:

O  marisco pode ser um fator protetor da saúde cardiovascular pelos interessantes níveis de ácidos gordos polinsaturados (alfa-linolénico – ALA) ou ómega-3, que possui.

Relativamente à segurança dos alimentos, é importante considerar alguns cuidados na escolha, compra e conservação do marisco. Devemos optar por bivalves com conchas bem fechadas, com cheiro fresco e agradável a maresia e carne brilhante.

Ao coloca-los em água com farinha faremos com que as areias que possam conter no seu interior saiam com maior facilidade evitando assim que se sintam quando degustamos o marisco. No entanto, devem ser lavados posteriormente em várias águas até perderam as areias que contêm.
A Chef Sara Oliveira apresenta a sua proposta para a DeBORLA de Arroz de Lingueirão, ameijoa e coentros, num agosto quente que pede sabor a mar.

Ingredientes (para 4 pax):

1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de coentros
1dl azeite
1 limão
500 gr de lingueirão
500 gr de ameijoa com casca
400 gr de arroz carolino
2 dl de vinho branco
q.b. sal marinho
q.b. farinha

 

Confeção:

Colocar as ameijoas e o lingueirão em água abundante polvilhada com farinha.
Picar finamente a cebola e os alhos.
Picar os coentros.
Lavar bem os mariscos bivalves e ferver de forma ligeira em água aromatizada com alho e coentros.
Colocar um tacho ao lume com azeite, louro e alho, e deixar estalar. Adicionar a cebola. Deixar refogar. Refrescar com vinho branco. Deixar evaporar.
Adicionar um pouco da calda de ferver os mariscos.
Juntar o lingueirão sem casca e deixar ferver mais um pouco.
Juntar o arroz e ir adicionando calda conforme for necessário, até o arroz ficar cozido. Quando estiver quase cozido adicionar as ameijoas com casca.
Retificar temperos se necessário.
Na hora de servir deverá ser regado com sumo de limão e polvilhado com coentros.
Pode ainda, mediante gosto, ser adicionada malagueta.

Bom apetite!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

voltar

Artigos Relacionados

img
  • 29 Mar 2021

Tudo o que precisa para arrumar o closet

Entre cabides, porta fatos e sapateiras, pense em cada detalhe Descomplique o que pode ser simples: conte com a nossa ajuda para arrumar o closet! Inicialmente a organização do closet pode parecer um grande desafio, nós sabemos. Mas o resultado sente-se no dia a dia, em funcionalidade, em economia de tempo e até no cuidado […]

img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia para mesa de Natal ou de Réveillon, numa proposta exuberante!

Se há uma época em que dedicamos especial atenção à mesa e a todos os seus detalhes é no Natal e na passagem de ano! São datas em que na verdade é à mesa que muito dos convívios e das celebrações acontecem, é à mesa que se prologam estes momentos, bem para além do almoço [...]
img
  • 02 Dez 2020

hôma ideia de Natal: step by step para uma mesa de Natal elegante!

A mesa de Natal tem sempre uma dedicação especial e um esforço que compensa sempre no final. A mesa de Natal tem um estatuto próprio, sendo sempre posta com uma preocupação de perfeição, de registo irrepreensível e com doses de amor e entrega que resultam na emoção inigualável da noite e dia de Natal, capaz [...]
img
  • 30 Nov 2020

hôma ideia de Natal: conheça os passos para uma mesa de Natal encantadora

Preparar o Natal à mesa é um dos pontos altos da festa que se celebra entre sabores, tradições, emoções e naturalmente num espaço preparado com toda a dedicação. Numa mesa que se pretende exemplar e encantadora, na azáfama das preparações festivas, acabam por faltar detalhes importantes. Com hôma ideia de Natal vamos apresentar-lhe diversas propostas [...]