
Os alimentos assados tendem a ser mais saudáveis do que alimentos fritos ou estufados, como tal, o Chef Miguel Teixeira propõe algumas dicas e ideias para que possa saborear de uma refeição única, mas ao mesmo tempo não descurar o cuidado com a saúde, mantendo uma alimentação saudável.
Como preparar assados no forno:
Dê preferência a carnes magras, sem gordura aparente;
Utilize assadeiras ou travessas de preferência de vidro;
Tempere a carne, peixe ou legumes a gosto mas sempre sem exagerar nas gorduras;
Durante o processo de confeção vá regando com o molho e retirando alguma gordura que vá ficando acumulada a superfície;
Tape o mesmo com alumínio para que a carne não seque e destape apenas no final para ganhar cor;
Assadeiras de Vidro: transparência e elegância do forno à mesa
Alguns produtos não podem faltar na cozinha são utensílios que fazem a diferença na hora de receber os convidados e o melhor, deixam tudo mais fácil.
As assadeiras são sem sombra de dúvida um desses utensílios, e as de vidro representam um conceito bastante simples, um recipiente preparado para ir ao forno, suporta altas temperaturas e não interfere no bom cozimento e simultaneamente têm elegância para ir diretamente para mesa sem ser necessário trocar de recipiente. A apresentação que fizer do assado fará o resto…
No que toca à limpeza, é também bastante mais simples, pois apesar de que no vidro a comida também agarra, para limpá-la é muito mais simples do que parece e muito menos complicado do que quando o material é antiaderente, pois as de vidro mantêm-se novas para sempre e nas outras o antiaderente acaba por sair.
Outra das vantagens é poderem ser lavadas na máquina de lavar louça sem que se estraguem com as lavagens.
Vantagens: A cocção no forno favorece a conservação dos nutrientes, pois é formada uma partícula protetora no alimento, concentrando os minerais. Além disso, ao assar uma carne, por exemplo, é possível desprezar grande parte de sua gordura sem que ela perca o sabor, cumprindo princípios de uma alimentação saudável.
Assados a Baixa Temperatura
Os assados feitos a baixa temperatura permitem-nos ter um resultado final bastante vantajoso seja a nível de sabor seja a nível da textura dos alimentos. Não são assados para fazer à última da hora, pois exigem que os alimentos estejam mais tempo no forno, como reduzimos a temperatura de confeção, automaticamente vamos aumentar o tempo, o que vai fazer com todos os sabores fiquem mais intensos nos alimentos.
Como a temperatura é mais baixa, os alimentos vão confecionar lentamente, o que vai fazer com que os mesmos fiquem bastante suculentos e tenros.
No Inverno, sabem melhor do que nunca, sobretudo para servir num daqueles domingos em que se recebe a família para almoçar. A carne assa lentamente no forno, a pouco e pouco o calor invade a casa, o aroma espalha-se sorrateiramente… O ambiente é acolhedor, perfeito para saborear uma refeição especial, entre muitos dedos de conversa.
Receita do Chef
Pá de Porco de Comer à Colher
1,200/1,500 kg pá de porco com osso
1 colher de chá de açúcar mascavado
2 colheres de chá de cominhos
1 1/2 colheres de chá de pimentão doce (paprica)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de garam masala
2 colher de sopa de azeite
3 cenouras descascadas e cortadas em pedaços grossos
2 cebolas médias descascadas e cortadas em quartos
4 dentes de alho
1 lata de tomate pelado (usar só os tomates)
1 chávena de vinho
1 chávena de caldo de Carne
Preparação
Fazer uma pasta com 1 colher de sopa de azeite, as especiarias, o sal e o açúcar. Barrar a peça de carne com esta pasta. Deixar marinar cerca de 30 minutos.
Num tacho que possa ir ao forno (com tampa e tudo), selar a carne em 1 colher de sopa de azeite, virando-a até ganhar uma cor dourada de todos os lados.
Juntar o tomate, as cebolas e as cenouras, deitar o caldo e o vinho. Levar ao forno a 150/160 graus durante pelo menos 3 horas. De hora a hora, verificar se está tudo a correr bem (se é preciso juntar mais caldo, em que ponto de cozedura está a carne). A carne está pronta quando se separar do osso.