Instituído pela UNESCO, o Dia Internacional da Reciclagem comemora-se, anualmente, a 17 de maio, com o intuito de sensibilizar e inspirar a comunidade a escolher um caminho mais construtivo para o seu lixo, através da correta separação dos resíduos. Reciclar é um dos 5 R’s que contribui para um planeta mais limpo e sustentável para todos! Consegue identificar os outros? Nós ajudamos: Repensar, Recusar, Reduzir e Reutilizar!
Apesar de estarmos familiarizados com a reciclagem, nomeadamente com a sua importância e o seu impacto no ambiente, ainda há um longo caminho para que este processo se torne um hábito inequívoco e inquestionável para todos. Sabia que Portugal tem metas europeias de reciclagem para cumprir? Pois é: até 2025 devemos conseguir reciclar, pelo menos, 65% das nossas embalagens!
O seu contributo é fundamental, mas apenas uma correta pré-separação dos produtos permitirá uma reciclagem rentável. Preparado para pôr à prova o seu conhecimento e desmistificar algumas ideias sobre a reciclagem? Responda, de seguida, ao nosso Quiz! E encontre as respostas certas no final deste artigo.
-
As embalagens de plástico devem ser lavadas antes de serem colocadas no ecoponto amarelo.
-
Verdade
-
Mito
-
-
As palhinhas e os talheres de plástico descartáveis devem ser colocados no ecoponto amarelo.
-
Verdade
-
Mito
-
-
Os copos de papel para bebidas quentes devem ser colocados no ecoponto azul.
-
Verdade
-
Mito
-
-
Os copos de papel para bebidas frias devem ser colocados no ecoponto azul.
-
Verdade
-
Mito
-
-
As caixas de pizza com vestígios de gordura devem ser colocadas no lixo indiferenciado.
-
Verdade
-
Mito
-
-
Os copos de vidro partidos devem ser colocados no ecoponto verde.
-
Verdade
-
Mito
-
-
Os frascos de perfume devem ser colocados no ecoponto verde.
-
Verdade
-
Mito
-
A reciclagem dos desperdícios é uma forma de promover a sustentabilidade ambiental! Sempre que separa devidamente e encaminha o seu lixo para os respetivos ecopontos, os resíduos iniciam um novo ciclo de vida, transformando-se em matérias-primas para outros bens.
O vidro, por exemplo, pode ser triturado e utilizado para substituir a areia na construção civil ou, em alternativa, pode ser refundido e utilizado no fabrico de novas peças em vidro, já que é 100% e infinitamente reciclável! Esta incrível transformação do desperdício em novas matérias-primas não só poupa recursos, como promove a economia circular, permitindo reduzir a emissão de CO2!
E, por falar em economia circular, lembra-se da campanha “hôma nova vida”? Entre 10 de fevereiro e 6 de março, promovemos uma recolha de plásticos utilitários nas nossas lojas e comprometemo-nos a reciclá-los para criar novas peças. Chegou o momento de partilharmos consigo os resultados!
No período mencionado, foram recolhidas 4.094 peças de plástico utilitário nas lojas hôma de todo o país, o que correspondeu a um total de 517 kg. Conseguimos reciclar 98,5% do plástico recolhido, o que permitiu a produção de 294 novos cestos para a roupa suja!
Se foi um dos 653 clientes que aderiu e participou nesta campanha, muito obrigada! Se não conseguiu participar desta vez, siga a página do nosso projeto de sustentabilidade – The Good Living Project – e fique a par de todas as iniciativas!
Respostas ao Quiz:
- Mito. Não é preciso lavar as embalagens de plástico. Basta esvaziá-las, escorrê-las e espalmá-las.
- Mito. As palhinhas e os talheres de plástico devem ser colocados no lixo indiferenciado.
- Verdade.
- Mito. Os copos de papel para bebidas frias devem ser colocados no lixo indiferenciado.
- Verdade.
- Mito. Os copos de vidro partido devem ser colocados no lixo indiferenciado.
- Verdade.